O AUTOR

     Alencar Mendes é Cirurgião Dentista, formado em 1996, com pós-graduação em Dentística Restauradora, Odontologia do Trabalho e Tratamento da Halitose.

     Ingressou na atividade política direta no ano de 2013, assumindo como Vereador de sua cidade natal, Caçador. Concluiu MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.

     No exercício do mandato, envolveu-se diretamente, em seguidas oportunidades, com atividades ligadas às questões da organização urbana da cidade de Caçador. 

     Tal envolvimento fez com que surgisse a ideia e o propósito de pesquisar, organizar, catalogar e disponibilizar a todos, o registro da história por trás de cada uma das homenagens prestadas através da denominação das ruas da cidade. Ao fazê-lo, não apenas os nomes, mas as histórias destas homenagens ganham a perpetuação que tanto merecem.

     No exercício do Poder Executivo, como Vice-Prefeito e como Prefeito de Caçador, continua com seu propósito de dar a sua contribuição para que nossa cidade disponha de uma organização urbana capaz de elevar a qualidade de vida de seus cidadãos.

     CAMINHOS DE CAÇADOR - Dicionário das Ruas da Cidade, é uma obra que, como o próprio nome já o demonstra, apresenta, de forma organizada e sistematizada, uma a uma,  a origem da denominação das ruas da cidade de Caçador. 

          No entanto, além de uma obra de catalogação e consulta, também pode ser interpretada como um todo completo, com um sentido que ultrapassa as descrições das homenagens e conta partes importantes dos mais de 80 anos de história de nosso município. 

     A obra é um convite à leitura dos episódios que permeiam a história de Caçador e que pode ser fielmente representada através das homenagens prestadas pela denominação das vias da cidade. Pode-se concluir que a história de Caçador é feita pela história de cada um dos seus habitantes, representados pelos homenageados. 

     A diversidade destas homenagens também chama a atenção. Localidades, eventos, datas comemorativas e, fundamentalmente, pessoas. As homenagens prestadas através de nomes próprios constituem-se na imensa maioria e, destes, as homenagens prestadas a destacados caçadorenses nos apresenta e demonstra a sua importância em cada um dos períodos da cidade. 

     A presente obra ganha contornos ainda mais relevantes ao ser considerada como a consolidação das homenagens prestada por cada uma das vias de nosso município.

     Esperamos estar contribuindo com esta e com futuras gerações de caçadorenses que desejam e merecem conhecer um pouco mais acerca de sua cidade e de sua rua. Conhecer o passado ajuda-nos a compreender o presente a contribui para o desenvolvimento do futuro. 

     Que a leitura deste trabalho seja agradável e informativa. Divertida e educativa. Oportuna e enriquecedora. 

     Boa leitura.