CONCLUSÃO

A oportunidade de pesquisar, aprender e tentar contar um pouco da história de cada uma das vias de nossa cidade foi uma experiência única e engrandecedora.

Como é sobejamente conhecido pelos educadores, qualquer tentativa de ensinar algo ou de contar uma história, faz com que quem mais aprenda e compreenda seja o próprio indivíduo que se propôs a contá-la.

Ao apresentarmos e contextualizarmos cada uma das riquíssimas histórias que deram origem aos nomes de nossas vias, percebemos que cada uma tem a sua importância. Datas comemorativas, locais aos quais foi prestado homenagem, sejam países, estados ou cidades, iniciativas de organização e padronização de áreas da cidade, homenagens a personalidades e destaques em suas áreas de atuação e também, e até principalmente, as homenagens às pessoas que ajudaram a construir e desenvolver nossa cidade contam pedaços de nossa história e a união de todas estas histórias é, sem dúvida, muito maior que cada uma individualmente, contrariando qualquer princípio matemático e estatístico e fazendo com que o todo seja muito maior que a soma das partes.

Os aspectos históricos do envolvimento de nossa região no contexto do Contestado também foram abordados, como assim o exigia a descrição de fatos e pessoas envolvidas neste contexto. A oportunidade de descrevermos tais eventos e personagens foi elucidativa e certamente será útil para tantos quantos buscarem estas informações.

Sempre que possível, procuramos apresentar aspectos pitorescos e interessantes de cada uma das mais de oitocentas histórias que aqui estão contadas. Temos a consciência de que este é um livro de consulta, que poderá ser acessada em busca de uma informação específica, sobre uma via em especial. No entanto, também pode ser encarado como um todo único e indissolúvel, que conta a história de nossa cidade através de nossas vias públicas.

Finalmente, consideramos esta obra como a consumação e consolidação da homenagem  prestada através da denominação da via. Mais do que apenas um nome, figurando em uma pequena placa (que ainda fazem falta em muitas áreas da cidade), a história e a contextualização de cada uma das homenagens prestadas por parte dos administradores da cidade, registradas neste livro, eterniza definitivamente estas denominações como parte do histórico da cidade de Caçador.

Ao conseguirmos fazer com que estas informações sejam conhecidas, ensinadas e compartilhadas com todos os caçadorenses, disponibilizando-as a cada escola, biblioteca, fontes oficiais de informação e mesmo individualmente a cada um dos caçadorenses, então estaremos satisfeitos e com a certeza de termos feito uma pequena parte na grande história do município de Caçador.

Se pudermos ter a oportunidade de honrar as histórias que deram origem às homenagens prestadas pela denominação de nossas vias, teremos em mãos os instrumentos para continuar esta história de progresso, desenvolvimento e crescimento.