APRESENTAÇÃO


Olá! Seja bem vindo à plataforma eletrônica e on-line de nosso livro "CAMINHOS DE CAÇADOR - Dicionário das Ruas da Cidade".

Ela foi feita para aproximar-se ao máximo da experiência de ter o livro em mãos. As diversas seções do livro estão aqui contempladas e podem ser acessadas através das guias acima.

Também há a opção de se fazer o download do arquivo do livro por completo, através do link ao lado, tornando esta experiência ainda mais completa e aproximando-se ainda mais do resultado final de nosso trabalho.

Em um trabalho extenso e detalhado como o que estamos apresentando agora, a colaboração e o empenho de várias pessoas é fundamental e importantíssima para a adequada condução dos trabalhos. Gostaria de agradecer imensamente ao ex-servidor público municipal Júlio Corrente, então diretor do Museu do Contestado e responsável pelo Arquivo Público Municipal, pelo inestimável apoio e orientação nas buscas físicas no Arquivo Público, além dos relatos esclarecedores a respeito da história de nosso município. À ex-Vice-Prefeita de Caçador, Luciane Pereira, pelo apoio e pesquisas nos registros da Prefeitura Municipal, em especial nos registros mais antigos e tão ricos em detalhes de nossa cidade. Ao IPPUC, na pessoa do senhor Donizete Alves dos Santos, pelo apoio recebido em nossas buscas e atualizações. Ao senhor Moysés Alexandre Machado, pelas incessantes e incansáveis buscas nos registros da Câmara Municipal de Caçador, funcionando verdadeiramente como nossos olhos e nossos braços nesta busca, fazendo com que este trabalho pudesse chegar ao resultado que aqui apresentamos. À senhora Paula Regina de Bortoli Coelho de Souza e, por extensão, a toda a equipe do Cartório Coelho de Souza, pelo inestimável auxílio em nossas buscas documentais. Além desses, gostaria de agradecer imensamente à minha família, Viviane, Gabriela e Ana Flávia, por compreenderem e apoiarem nossas constantes ausências, ainda que presentes, com horas e horas em frente ao computador, especialmente em nosso tempo livre, roubados ao seu convívio.

Finalmente, dedico este trabalho à memória de todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, para que nossa cidade chegasse até seu atual estágio de desenvolvimento. Que o seu exemplo, de vida, de trabalho e de dedicação, sirva para que tenhamos o potencial e a capacidade de ampliar o progresso e o crescimento de Caçador. 


Se vi mais longe, foi por estar aos ombros de gigantes.
Isaac Newton